Psicologia

BACHARELADO EM PSICOLOGIA

Portaria MEC nº 32 de 27 de março de 2023

BANNER MATERIA - PSCOLOGIA

O psicólogo estuda os fenômenos psíquicos e de comportamento do ser humano por intermédio da análise de suas emoções, suas ideias e seus valores. Ele diagnostica, previne e trata doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade. Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados. Este profissional atua em consultórios, em hospitais e nas mais variadas instituições de saúde, contribuindo para a recuperação da saúde psicológica e física das pessoas. Em escolas e instituições, colabora na orientação educacional. É necessário registrar-se no Conselho Regional de Psicologia para exercer a profissão.

MERCADO DE TRABALHO:

Com o aumento recente da renda da população, cresceu a procura por psicólogos clínicos nos grandes centros urbanos. Esse mercado reage muito à situação da economia. Já no setor público, onde ele pode atuar em hospitais e postos de saúde, a demanda é constante. O auxílio na preparação de atletas e equipes esportivas de alto desempenho é uma área que cresce. O trabalho do psicólogo também continua requisitado nos setores de recursos humanos das empresas e na orientação educacional e profissional em escolas. Aumentam também as chances em neuropsicologia para tratar distúrbios como demências, sequelas de traumatismo crânioencefálico e transtornos de aprendizagem, como dislexia. O profissional também pode trabalhar na área acadêmica, com pesquisa, e em consultoria para empresas, na área de marketing e tomadas de decisões nos negócios.

ÁREAS DE ATUAÇÃO:

Psicologia clínica: Atender pessoas que sofram de problemas emocionais. Essas intervenções podem ser individuais, em grupos, sociais ou institucionais.

Comportamento do consumidor: Estudar o comportamento de determinado grupo de consumidores, para orientar o marketing de empresas privadas e agências de publicidade.

Orientação profissional: Orientar estudantes na escolha do curso e da profissão a seguir.

Psicologia esportiva: Orientar atletas e prepará-los emocionalmente para atividades esportivas e competições. Maximizar o seu rendimento e promover a harmonia entre os membros de equipes e times.

Psicologia educacional: Ajudar pais, professores e alunos a solucionar problemas de aprendizagem. Colaborar na elaboração de programas educacionais em creches e escolas.

Psicologia da saúde: Ao lado de outros profissionais da saúde, como médicos e assistentes sociais, colaborar na assistência à saúde, fortalecendo pacientes e familiares para a recuperação da saúde física e mental.

Psicologia hospitalar: Atender pacientes hospitalizados e seus familiares.

Psicologia jurídica: Acompanhar processos de adoção, violência contra menores e guarda de filhos. Atuar em presídios, fazendo a avaliação psicológica de detentos.

Psicologia organizacional e do trabalho: Selecionar funcionários para empresas. Treinar e formar pessoal especialista em recursos humanos. Promover relações sociais saudáveis entre os trabalhadores. Orientar carreiras e colaborar em programas de reestruturação do trabalho.

Psicologia social: Atuar em penitenciárias, asilos e centros de atendimento a crianças e adolescentes. Elaborar programas e pesquisas sobre a saúde mental da população.

Psicologia do trânsito: Tratar problemas relacionados ao trânsito, realizar avaliação psicológica em condutores e futuros motoristas e desenvolver ações socioeducativas com pedestres e condutores infratores, entre outros.

Psicomotricidade: Utilizar-se de recursos para o desenvolvimento, a prevenção e a reabilitação do ser humano, nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora. Participar de planejamento, implementação e avaliação de atividades clínicas e elaborar parecer psicomotor em clínicas de reabilitação e nos serviços de assistência escolar, hospitalar, esportiva, clínica etc.

Neuropsicologia: Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre esses aspectos e o funcionamento cerebral.

Fonte: Guia do Estudante.
BACHARELADO EM PSICOLOGIA DA FARJ:

A criação do Curso de Bacharelado em Psicologia atende a uma necessidade histórica e social da região de Riachão do Jacuípe e cidades vizinhas, porque a criação do primeiro  Curso de Bacharelado em Psicologia oferecido por uma instituição particular de ensino na região pode trazer benefícios de grande proporção à população que reside no território da Bacia do Jacuípe, seja na formação de profissionais comprometidos com o meio social no qual estão envolvidos, seja na promoção da educação em uma região desprivilegiada se comparada ao sul, no que diz respeito ao ensino superior.

Ao apresentar uma proposta de implantação do Curso de Bacharelado em Psicologia, a FARJ leva em consideração as orientações das diversas instâncias representativas da categoria em questão, relativas ao seu projeto de formação acadêmico-profissional. Na fase de elaboração da proposta de implantação aqui apresentada considerou-se a consulta de documentos oficiais produzidos pelas entidades representativas. Além dessas fontes, a proposta é igualmente inspirada em outras experiências exitosas em unidades de ensino de Psicologia no país.

Conheça a Matriz Curricular do Curso de Psicologia da FARJ, AQUI

Conheça o Corpo Docente do Curso de Psicologia, AQUI

CONTRATO PRESTAÇÃO DE SERVIÇO EDUCACIONAL FARJ, AQUI

PERIÓDICOS DO CURSO AQUI

E-mail: psicologiafarj@outlook.com