Segundo a OPAS/OMS, o comportamento suicida configura atualmente um grave problema de saúde pública, podendo ser evitado com uma série de medidas que podem ser tomadas junto à população e em níveis individuais.
Entre as medidas está a redução de acesso aos meios utilizados para interromper a vida, a identificação precoce de problemas psiquiátricos, o tratamento e o cuidado adequado de indivíduos com transtornos psiquiátricos, com dores crônicas e estresse emocional agudo; entre outras.
Fazendo uma reflexão sobre este tema, a turma do 2º semestre do curso de Psicologia da FARJ, na disciplina de Neurociências do Comportamento II, coordenada pelo prof. Tiago Matias, realizou no dia 26 de setembro uma mobilização nos municípios de Riachão do Jacuípe, Pé de Serra e Nova Fátima, a partir da qual foi abordada a temática do suicídio.
A programação se estendeu durante todo o dia, com intervenções e ações educativas em unidades de saúde, escolas e espaços públicos dos municípios onde ocorreram as manifestações. Em Riachão do Jacuípe, os estudantes ainda saíram em passeata pelo centro da cidade, buscando desmistificar o tabu de falar sobre o suicídio, com a mensagem explícita de que falar a respeito é a melhor estratégia de prevenção.
À noite, os estudantes ainda realizaram as mesmas ações na sede da instituição, buscando mobilizar também a comunidade acadêmica, contando também com exibição de vídeos e debates sobre a temática, ainda sob supervisão do prof. Tiago Matias.