Início
Licenciatura em Pedagogia

Licenciatura em Pedagogia

 

Happy teacher looking at camera with her students on background

 

A criação do curso de graduação em Pedagogia atende a uma necessidade histórica e social da região de Riachão do Jacuípe e das cidades circunvizinhas. Será de grande importância para a sociedade a criação do curso na modalidade presencial oferecido por uma instituição particular de ensino na região.

Em nível acadêmico e científico, a transversalidade dos conhecimentos da área educacional em relação aos cursos já existentes na Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ – Ciências Contábeis, Nutrição, Psicologia, Pós-graduação lato sensu e curso de extensão na área da Educação – deverá estimular e facilitar a vocação transdisciplinar dos cursos ofertados pela FARJ.

Ao apresentar uma proposta de implantação do curso de Pedagogia, a Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ leva em consideração as orientações das diversas instâncias representativas da categoria em questão, relativas ao seu projeto de formação acadêmico-profissional. Na fase de elaboração da proposta de implantação aqui apresentada considerou-se a consulta de documentos oficiais produzidos pelas entidades representativas. Além dessas fontes, a proposta é igualmente inspirada em outras experiências exitosas em Instituições de Ensino Superior de ensino de Pedagogia no país.

MERCADO DE TRABALHO

Há abertura para que pedagogos trabalhem como educadores das séries pré-escolares.

A necessidade de educadores é grande em nosso país. Nossa população é predominantemente jovem e a instituição escolar vai precisar cada vez mais de professores e com boa formação.

A partir da década de 90 do século passado o governo federal liberou a abertura de inúmeros cursos de nível superior e entre eles os cursos de pedagogia é um dos que lideraram o número de vagas abertas. Em outros termos, há um grande campo de trabalho – necessidade social de educadores – mas o mercado de trabalho – vagas disponíveis e valorização salarial – não cresceu na mesma proporção. Isto significa que atualmente o campo de trabalho é amplo (tipos de trabalho que atendam Ás necessidades sociais), mas o mercado apresenta dificuldades em função do número de pessoas que desejam ingressar nele.

Diante disso, é necessário que o profissional busque capacitação de excelência durante e após a graduação para conquistar melhores posições no mercado e remuneração. Para cada função, o mercado exige experiência e qualificações que vão além da formação básica que a graduação oferece, conhecimentos e habilidades desenvolvidos pela realização de estágios, pela prática profissional e cursos de extensão/pós-graduação.

Outras opções podem ser encontradas em organizações não vinculadas ao sistema oficial de ensino, como em ONGs (Organizações não governamentais), hospitais (na área denominada pedagogia hospitalar) ou em empresas (na área de treinamento e desenvolvimento profissional).

Conheça a Matriz Curricular do Curso de Pedagogia AQUI

Conheça o Corpo Docente do Curso de Pedagogia AQUI

Contrato de prestação de Seviço Educacional Farj AQUI

Periódicos do Curso AQUI

E-mailpedagogiafarj@outlook.com