Início
HISTÓRIA DA FARJ – FACULDADE REGIONAL DE RIACHÃO DO JACUÍPE

HISTÓRIA DA FARJ – FACULDADE REGIONAL DE RIACHÃO DO JACUÍPE

BANNER SITE - História da FARJ

A Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe – FARJ  foi fundada em 08 de maio de 2008 foi inserida  na região da Bacia do Jacuípe para ser instrumento  de transformação social, através da educação. O Território da Bacia do Jacuípe,  a cidade de Riachão do Jacuípe, necessita de alternativas no sentido de capacitação, de expansão no ensino superior, para que seus habitantes e de  outros municípios próximos   possam vir estudar e assim se tornar  cidadãos ativos na resolução dos problemas sociais existentes em cada comunidade.

No contexto do semiárido  baiano as pessoas ainda carecem de esclarecimentos sobre os muitos fenômenos sociais que envolvem trabalho e renda, precisam compreender a migração da riqueza, os riscos da concessão de crédito, as demandas sociais em torno dos gastos públicos; precisam desenvolver um pensamento crítico.

Além disso, existe a necessidade de oferecer à população, especialmente à juventude, novas possibilidades de formação e de atividades econômicas, já que os mesmos anseiam ingressar no mercado de trabalho, e necessitam de um espaço de formação comprometida com o local e o regional, que promova autonomia técnica e científica, representação coorporativa e compreensão ética, social.

Pensar a inserção regional da FARJ, traçar reflexões acerca do desenvolvimento social por meio de sujeitos reflexivos sobre a vida no semiárido, sobre as políticas públicas para o desenvolvimento regional e para a atuação cidadã, da qual o sertão carece.

Utiliza-se como mecanismo de inserção regional da FARJ o ensino de graduação e pós-graduação na modalidade presencial, a pesquisa científica, a extensão universitária e a assistência à população.

Através das atividades desenvolvidas pela FARJ, busca-se  resgatar valores sociais e culturais tais como os:

  • costumes ligados à tradição familiar e da comunidade – que tendem a ser esquecidos com o advento da globalização;
  • o incentivo ao fortalecimento da identidade sertaneja;
  • a interação desta IES com escolas de ensino fundamental e médio, além de grupos jovens, será de grande relevância para a percepção comunitária acerca dos processos vividos contemporâneos;
  • preservação da cultura e da necessidade de uma auto-afirmação enquanto membro do grupo social.

A Faculdade Regional de Riachão do Jacuípe busca, ainda, contribuir para a formação de sujeitos que, valorizando as especificidades do seu local, utilizem a tecnologia a favor da manutenção da sociedade, incentivem e auxiliem no desenvolvimento de técnicas para preservação dos recursos naturais típicos do bioma no qual estão inseridos e contribuam para um desenvolvimento mais sustentável, fixador do homem no campo, mas consciente da possibilidade de diálogos com outras esferas, estaduais, nacionais e globais.

Dessa forma, a FARJ assume um compromisso de verdadeira responsabilidade social para com a comunidade de Riachão do Jacuípe, no intuito de não só trabalhar pelo crescimento da cidade e região, mas pelo seu desenvolvimento.

Localização: Riachão do Jacuípe situa-se às margens da BR 324, no sentido Salvador /Juazeiro.
Avenida Lomanto Júnior 3939, Bela Vista.

cd6ec13a-4034-4575-ad3f-704f70c66f3c